Holanda: Meu Stop Over Antes da Ásia

Amsterdã é a capital e cidade mais populosa do Reino dos Países Baixos. É também considerada a capital cultural do país.

Estive aqui duas vezes, ambas durante o inverno de 2016. Minhas paradas na cidade foram sempre vinculadas a escalas em direção à Ásia.

Apesar dos dias extremamente frios, preciso dizer que, logo de cara, me apaixonei pelo astral de Amsterdã. E, durante a minha segunda visita, algo muito curioso aconteceu comigo.

Amsterdã, Holanda

Viajei desde o Rio de Janeiro com a KLM. No voo, conheci o Bernardo, que sentou ao meu lado e conversamos durante as longas horas até o destino final.

Como teria 24h de escala antes de embarcar para a Índia, o Bernardo me mostrou todos os principais pontos de Amsterdã, tornando ainda mais bacana a minha estadia na cidade.

Amsterdã, Holanda

Você precisa saber agora:

Moeda: Euro

Golpinhos/dia: Como não paguei hospedagem, meu custo foi, em média, de 60 euros considerando o pagamento de atrações turísticas, bebidas e alimentação

Se perder, vai ter que voltar: Passeio de barco pelos canais da cidade

Sobraram Golpinhos? Visite todos os Museus

Do aeroporto até o centro da cidade: Como se locomover?

Canais de Amsterdã

Existem várias empresas aéreas que aterrissam no aeroporto de Schiphol, mas provavelmente você utilizará a KLM, a nacional holandesa.

O bacana é que a conexão entre aeroporto-centro é bem tranquila, além de ser uma das mais baratas conectando um Aeroporto na Europa à Estação Central da cidade.

Minha dica é utilizar os trens que saem de dentro do saguão do Schiphol, onde os bilhetes podem ser comprados já no terminal. Se você optar em descer no centro, utilize a saída intitulada por Amsterdam Centraal Station. Não tem erro!

A passagem de ida custou 5,20 euros (incluindo 1 euro do custo do ticket de papel). Se você quiser adquirir também passagens para mais dias, clique aqui.

Outra hipótese é pegar um táxi, porém já te garanto que o custo é alto. Apesar da distância ser de apenas 20km, um Uber poderá custar entre 40-50 euros desde o centro da cidade.

O que fazer durante uma escala de até 24h?

Amsterdã é um daqueles destinos que você vai querer voltar mais de uma vez. A cidade é um charme mesmo durante o frio do inverno europeu. Fora que, no geral, é bastante cosmopolita, sabe?

Amsterdã, Holanda

Se você tem cerca de um dia para desfrutar dos pontos turísticos, minhas dicas são:

• Faça um passeio de barco pelos canais de Amsterdã – Construídos no século XVII para conter a água que entrava na cidade – lembre-se que parte da Holanda está abaixo do nível do mar -, eles se tornaram um dos principais cartões-postais da cidade e ainda servem de rua e ponto de pesca. O passeio pode ser contratado logo na saída da estação de trem e, na época, paguei algo em torno de 16 euros.

Canais de Amsterdã

Canais de Amsterdã

• Alugue uma bicicleta e vá se perder pela cidade!

• Visite os museus – A cidade é repleta de museus incríveis, com destaque aos principais: o Rijksmuseum, dedicado à coleções de pinturas da idade de ouro neerlandesa e uma substancial coleção de arte asiática, o Museu Van Gogh, com um acervo dedicado do pintor e o Stedelijk Museum, para à arte moderna.

• Entre em um (ou mais) coffee shops – Dos mais famosos – The Bulldog ou DampKring – aos modestos, a experiência será incrível, rsrs.

• Tire uma foto no letreiro de Amsterdã.

• Visite o Madame Tussauds de Amsterdã – Como foi a minha primeira vez dentro de um museu de cera, confesso que gostei. Mas (aviso desde já), vá com baixas expectativas, rsrs. Paguei 18 euros no ticket de entrada.

Por dentro do Madame Tussauds

Por dentro do Madame Tussauds

Por dentro do Madame Tussauds

• Passe uma noite no Red Light District – Parada obrigatória na cidade! É o bairro da luz vermelha, famoso por ser uma zona de prostituição legalizada. O bairro é constituído por um conjunto de ruelas estreitas agrupadas em torno da Igreja Velha, com vários bares e restaurantes ao lado.

• Heineken Experience – Dizem que é legal, mas não fui para conferir. Como Amsterdã não é uma das cidades mais baratas da lista, optei por focar em outras coisas.

• Caminhe pela Praça Dam – localizada bem no centro histórico, a praça é um dos lugares mais importantes e conhecidos da cidade.

Lojinhas pela Praça Dam

• Conheça a Casa de Rembrandt – Residência onde viveu o pintor, aberta à visitação diariamente.

• Conheça a Casa da Anne Frank – museu biográfico dedicado a adolescente judia vítima do holocausto. Como as filas são intermináveis, diariamente, a dica é adquirir os bilhetes previamente, com horário já reservado. Clique aqui para mais informações.

• Passe uma manhã ou tarde no Vondelpark – É o principal parque da cidade, mas é um daqueles passeios que valem à pena durante a primavera e o verão, sabe?

O site Tours-Tickets tem dicas sobre passeios diários que podem ser feitos durante sua estadia em Amsterdã.

Canais de Amsterdã

Canais de Amsterdã

De coração aberto eu digo: visitem, ao menos uma vez na vida, Amsterdã. É uma cidade para todas as idades, que funciona majoritariamente via bicicletas, com canais lindos e uma noite agitadíssima.

Sem contar que é um destino que respira história. E uma das capitais mais agradáveis e abertas que já visitei.

Checklist

Seguro obrigatório para brasileiros: Sim

Vacina obrigatória para brasileiros: Não

Imigração: Não tive problemas na entrada. Na verdade, os holandeses foram bastante simpáticos comigo.

Documentação para brasileiros: Passaporte com, no mínimo, 6 meses de validade.

Importância Global: Como a capital comercial dos Países Baixos é um dos principais centros financeiros da Europa, Amsterdã é considerada uma cidade global alfa. Muitas grandes instituições holandesas mantêm suas sedes aqui. Em 2012, Amsterdã foi classificada como a segunda melhor cidade para se viver pela Economist Intelligence Unit (EIU). Além do mais, seus canais e a Linha de Defesa de Amesterdão são considerados Patrimônios Mundiais pela UNESCO. 

♥ Gostou? Então curte minhas fotos dessa viagem no Instagram! Quer mais dicas e ajuda com a sua viagem? Peça já o seu roteiro totalmente personalizado!

(Visited 45 times, 1 visits today)